24 out Escola Básica Lauro Müller, no Centro de Florianópolis, será fechada pelo Estado
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 23/10/2019)
Professores e pais de alunos foram surpreendidos nesta quarta-feria (23) com a notícia de que a Escola Básica Lauro Müller, no Centro de Florianópolis, será fechada pelo governo do Estado.
A decisão, segundo a Secretaria de Educação, foi motivada por uma demanda do Ministério Público, “que estabeleceu prazo para a realocação imediata dos alunos e a realização de obras de acessibilidade e reforma geral”. A obra no prédio do patrimônio histórico, que fica num terreno do município, exigiria “investimentos extraordinários”, justifica a SED.
Os 346 alunos matriculados atualmente serão alocados. Conforme a secretaria, eles podem ser absorvidos pelo IEE (Instituto Estadual de Educação) e pela Escola Básica Henrique Stodieck.
“Os professores efetivos serão reordenados para uma das duas unidades, as quais oferecem vagas, ou, se preferirem, para outras escolas que tenham vaga, garantindo os direitos dos alunos e dos profissionais”, disse a secretaria, em nota oficial. O anúncio causou reação na comunidade escolar, que já se mobilizou e marcou uma reunião para esta quinta-feira (24), às 17h30.