Comerciantes do Carianos sentem impacto da mudança do aeroporto

Comerciantes do Carianos sentem impacto da mudança do aeroporto

Os comerciantes do bairro Carianos, no Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, enfrentam uma fase difícil desde o início das operações do novo terminal do aeroporto Hercílio Luz, há quase um mês. Quem passa pela avenida Deputado Diomício Freitas, percebe a redução no movimento de carros e pessoas. Nesta segunda-feira (28), no início da tarde, apenas um dos estacionamentos da via que dá acesso ao antigo aeroporto estava aberto e a maioria dos restaurantes também estava de portas fechadas.

“A mudança foi bem significativa, o movimento caiu bastante”, conta Luiz Gomes, de 69 anos, proprietário de um estacionamento próximo ao antigo aeroporto há cinco anos. O estabelecimento recebia uma média de 200 carros por mês, que passou para 50 a 60 carros com a mudança do terminal, segundo o empresário. “O número de mensalistas também diminuiu cerca de 50%”, relata.

A família de Pablo Maceno, de 38 anos, fundou e administra uma locadora de veículos que opera perto do antigo Hercílio Luz desde 1990. “Com a saída do aeroporto, praticamente morreram as locadoras. Nós continuamos ali porque a gente ainda um público fiel. Mas a queda no faturamento foi para mais de 30%”, diz.

(Confira a matéria completa em ND, 29/10/2019)