24 set Voluntária da FloripAmanhã recebe menção honrosa pelo trabalho na APA Baleia Franca
O Turismo embarcado de observação de baleias (TOBE) na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA) foi liberado, na sexta-feira, 20/09, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Esta é uma luta da FloripAmanhã, de acordo com a voluntária Rode Martins, que representa a Associação no Comitê Executivo do Conselho Gestor na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA).
Rode recebeu uma Menção Honrosa do Comitê pela dedicação na coordenação da Câmara Técnica das Atividades Econômicas Sustentáveis e incansável participação no Grupo de Trabalho Plano de Manejo empreendidos no biênio 2016-2018. Para ela a menção mostra que o trabalho desenvolvido está no caminho certo. “Significa um reconhecimento do empenho da FloripAmanhã no plano de manejo, fundamental para a implantação da unidade de conservação”, afirma.
A voluntária da FloripAmanhã diz ainda que o Plano de Manejo da APA Baleia Franca é um produto dinâmico e que precisa de atenção e reformulações frequentes. “O Plano de Manejo exige uma participação constante. É necessário que as pessoas continuem trabalhando nele, que ele não seja abandonado. Não podemos considerar como um trabalho pronto. A menção honrosa mostra que estamos conseguindo, que estamos no caminho certo”, diz Rode.
Saiba mais sobre a APA da Baleia Franca
A APA da Baleia Franca tem como objetivos proteger a baleia franca austral, ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, a ocupação e utilização do solo e das águas, o uso turístico e recreativo, as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcaçães e aeronaves. Criada por Decreto em 14 de setembro de 2000, teve seu Conselho Gestor legalmente instituído através da Portaria nº 48, de 22 de junho de 2006.
Com informações do ICMBio