05 set Serviço de Inspeção Municipal de Florianópolis é indicado pelo Ministério da Agricultura para aderir ao SISBI-POA
O Serviço de Inspeção Municipal de Florianópolis (SIM-Fpolis) foi oficialmente indicado para aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão responsável pela inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em âmbito federal.
Após 18 meses de avaliação, mediante auditoria, tanto do Serviço, quanto dos estabelecimentos nele registrados, o MAPA reconheceu a equivalência do SIM-Fpolis ao SIF (Serviço de Inspeção Federal).
O SISBI tem a finalidade de padronizar a inspeção de produtos de origem animal em todo o país. Além de reduzir a comercialização de produtos de origem animal clandestinos entre estados, propicia o aumento do comércio formal de produtos, com crescimento das pequenas agroindústrias. Também fomenta o desenvolvimento socioeconômico das regiões inseridas no sistema e garante a segurança do alimento consumido.
Outra grande vantagem para os produtores da capital é que os produtos locais poderão ser inseridos no cenário nacional. O SISBI eleva o patamar do SIM-Fpolis ao nível de excelência em inspeção e fiscalização, pela equivalência ao serviço de inspeção federal.
Essa é uma grande conquista para o município de Florianópolis, considerando que o Serviço foi implantado há apenas 2 anos.
O primeiro estabelecimento a aderir ao SISBI é a Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, localizado na Caieira da Barra do Sul.
Assim, após a publicação da portaria de indicação no Diário Oficial da União, que deve acontecer em aproximadamente 30 dias, o município poderá então comercializar os seus produtos em todo o território nacional.
(PMF, 04/09/2019)