Pelo menos 2,5 mil m² foram atingidos por incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis

Pelo menos 2,5 mil m² foram atingidos por incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis

Pelo menos 2,5 mil m² de vegetação foram atingidos pelo incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, conforme estimativa inicial do Corpo de Bombeiros Militar — o número pode aumentar após avaliação no local. O fogo começou na manhã de terça, na área localizada entre a praia da Pinheira, em Palhoça, e a BR-101. É a segunda unidade de conservação ambiental atingida por incêndio na Grande Florianópolis em um intervalo de 18 dias.

Até o início da manhã desta quarta (11), ainda havia dois focos de incêndio no local, de acordo com o 1° tenente e chefe da comunicação social do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Ian Triska. Por isso, uma força tarefa foi acionada e os bombeiros trabalharão ao longo desta quarta-feira para finalizar o combate às chamas, por meio do Arcanjo, com auxílio de bambi bucket (balde suspenso ao helicóptero), e em terra, com batedores e abafadores.

Durante a madrugada, os bombeiros estiveram monitorando a situação. Conforme o tenente Wagner Januário Cardeal, a prioridade foi impedir que as chamas atingissem as casas localizadas próximas ao parque.

— Durante o dia a gente combateu a mata mais fecha, mas à noite a prioridade foi proteger as residências — afirmou Cardeal.

O incêndio não atingiu casas próximas ao local nem deixou pessoas feridas. Mesmo assim, pessoas que moram ao redor da área precisaram sair de casa momentaneamente por segurança.

(Confira reportagem completa em NSC, 11/09/2019)