04 set FloripAmanhã participa do planejamento do entorno do Aeroporto Hercílio Luz
A Associação FloripAmanhã vai participar do Workshop Ressacada, que vai definir o planejamento da região ao redor da Fazenda da Universidade Federal de Santa Catarina e do Aeroporto, na Tapera e Carianos, refletindo diretamente em todo o sul da ilha (da Caieira ao Campeche e da Costeira à Armação).
O workshop está sendo organizado pelo curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, junto com a Fazenda Experimental da Ressacada (UFSC Tapera) e com o Floripa Airport. O evento será de 9 a 13 de setembro, na Fazenda UFSC, na Tapera, sendo que a apresentação final deve acontecer no novo terminal do aeroporto.
O objetivo é apresentar propostas que poderão ser implantadas através de políticas públicas, sociais e empresariais para a região nos sentidos sociais, ambientais, econômicos, de acessibilidade, segurança e outros. “O novo terminal do aeroporto é muito importante para a cidade e vai ter uma conurbação significativa na região. Tudo tem que ser feito de forma planejada. No workshop serão tiradas ideias para serem apresentadas ao Ipuf, prefeitura e órgãos responsáveis avaliarem, assim como foi feito com a ponte Hercílio Luz”, afirma o professor Neri dos Santos, parceiro da FloripAmanhã.
O workshop será realizado através de grupos de trabalho, sendo que a FloripAmanhã participará de três grupos: desenvolvimento econômico inteligente; meio ambiente e lugar inteligente (que visa transformar a cidade em lugares mais agradáveis, com preservação do meio ambiente) e mobilidade inteligente. “A participação da FloripAmanhã é fundamental, pois é uma instituição que procura de forma muito equilibrada buscar o desenvolvimento e o progresso, com sustentabilidade”, destaca o professor Neri dos Santos.
Representantes da comunidade, órgãos públicos e a sociedade civil organizada participarão do planejamento. De acordo com o professor Neri dos Santos, será uma co-produção, já que para realizar um planejamento real é necessário que tenha a participação de pessoas da comunidade, instituições que que atuam na região e órgão públicos. Nos dois primeiros dias do workshop comunidades e instituições vão apresentar desejos e demandas e posteriormente serão elaboradas as propostas.
O workshop faz parte da disciplina Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, da pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. De acordo com Neri dos Santos a cada semestre a disciplina escolhe um bairro e trabalha o planejamento do local. A ideia é aproveitar a oportunidade para planejar com propostas estruturantes, utilizando os conceitos de cidade mais inteligentes, humanas e sustentáveis.
Também participam dos grupos de trabalhos as seguintes entidades: Associação dos Maricultores do Ribeirão, CDL, AMOSAD – Carianos, UFSC-CCA, Amomap – Tapera, CEPEAGRO, UnoChapecó, FCC, LabCHIS, FLORAM, AMOCAM – Campeche, UNISUL, Gabinete Câmara de Vereadores, SDES, TCE-SC, Conselho de Saneamento Básico (e CCCosta), IPUF, TJMG, ATA-B.Cocais e UFSC-FEESC.