Audiência pública em Brasília discutirá demarcação de terrenos de marinha da Capital

Audiência pública em Brasília discutirá demarcação de terrenos de marinha da Capital

Da Coluna de Mário Motta (NSC, 03/09/2019)

Uma pequena vitória, mas um grande avanço para os moradores do bairro Trindade, em Florianópolis, em sua luta contra a demarcação dos terrenos de marinha. Com data provável para a quarta semana de setembro, foi aprovada a realização da audiência pública do Projeto de Decreto Legislativo 581/2017, de autoria do senador Dário Berger (MDB), na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara de Deputados.

A audiência questionará e debaterá a metodologia utilizada pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) na demarcação de áreas que considerou como terrenos de marinha, ou terrenos da União. A metodologia não tem base em critérios científicos e técnicos, dando margem às inconsistências. Vale destacar que, para essa audiência, haverá a participação da sociedade civil, representada por Elisete Pacheco, presidente da Associação dos moradores atingidos pela demarcação dos terrenos de marinha no bairro Trindade (ATMT); o professor Paraguassu Érelles, especialista em direito fundiário e que há mais de 15 anos aponta defeitos sérios na legislação e na metodologia de demarcação; o professor Maurício Leal Dias, do Instituto de Ciências Jurídicas da UFP; e Ricardo Scherer, consultor e perito ambiental.

Vale relembrar
A demarcação feita pela SPU no bairro Trindade atinge casas, prédios residenciais, comerciais e comércio em geral. Em 2014, a SPU incluiu 37 mil imóveis de Florianópolis como terrenos de marinha, utilizando-se de mapas de 1831, século XIX (cuja exatidão não pode ser comprovada).

Segundo os estudiosos e pesquisadores, retrocedemos quase dois séculos. Áreas altas, secas, longe do mar, com edificações (prédios, casas) passaram a ser em parte, ou no todo, consideradas como áreas públicas. Condomínios como o Verde Mar, o Itambé, o Granville e grande parte do Condomínio das Américas, foram considerados construídos em terrenos de marinha e estão sendo notificados.