19 ago VIA participa de Oficina Criativa sobre a Ponte Hercílio Luz
Oficina apresenta histórico da Ponte Hercílio Luz e os passos para seu futuro!
Na última segunda feira (12/08) aconteceu na sede da CDL Florianópolis a Oficina Criativa Ponte Viva, a qual teve como objetivo trazer o debate sobre a sua importância para a cidade de Florianópolis, tanto como monumento histórico quanto como ligação com o continente. O evento faz parte da programação do Floripa Conecta. A oficina foi realizada pela Associação FloripAmanhã, com o apoio do #teamVIA, além da CDL Florianópolis, ACIF, ACE, AsBea, Universidade Federal de Santa Catarina, Traços Urbanos, Floripa Sustentável ForTur e COMDES.
Entre os participantes do evento estavam o Prof. Neri dos Santos, a Superintendente do IPHAN/SC arquiteta Liliane Janine Nizzola, o Secretário-adjunto de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de SC, Thiago Vieira, além do Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Florianópolis Michel Mittmann e Prof. Bernardo Meyer, do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC.
As obras estruturantes que mudarão Florianópolis
A oficina teve inicio com a fala da presidente da Associação Floripa Amanhã, Anita Pires, dando boas vindas aos presentes. Dando início a mesa de debates, o vice-presidente do Floripa Amanhã, Salomão Mattos Sobrinho convidou o Prof Neri dos Santos a iniciar sua palestra, intitulada “A revitalização da Ponte Hercílio Luz no contexto das 10 obras estruturantes que mudarão Florianópolis nos próximos 3 anos”. O professor contextualizou os aspectos de cidade humana, inteligente e sustentável.
Bem como, apresentou 10 obras que terão impacto na cidade de Florianópolis. Dentre as obras exemplificadas estão a duplicação da Rua Edu Vieira e implementação do BRT, que terá grande impacto na região da UFSC e como ligação para a SC-401. Além do mais, destacou a construção do novo aeroporto e o novo acesso e o impacto que terá na cidade e principalmente no Sul da Ilha, onde é localizado. Por fim, destacou a obra da ponte e seu resgate histórico para o estado de Santa Catarina.
Ponte Hercílio Luz e sua importância histórica
Em seguida, a arquiteta e Superintendente do IPHAN/SC ( Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Liliane Janine apresentou os aspectos históricos da Ponte Hercílio Luz, sendo ela patrimônio histórico, artístico e arquitetônico nas escalas municipal, estadual e federal. Além disso, a arquiteta ressaltou o cuidado no processo de restauração da ponte em se manter as características originais.
Também informou que a partir desta semana o IPHAN/SC dará inicio a seleção de peças da ponte. As peças poderão ser expostas em um futuro museu da Ponte Hercílio Luz. Bem como, trouxe a notícia de que o Forte Santana, localizado na cabeceira insular da ponte passará por uma reforma. Dessa maneira, o local poderá ser utilizado por visitantes para contemplar uma bela vista da ponte Hercílio Luz.
O futuro e destino da ponte Hercílio Luz
Já o Secretário adjunto, Thiago Neves, apresentou as etapas da obra de restauração da ponte e mostrou o cronograma final da obra. De acordo com o secretário, a previsão é de que seja concluída no dia 30 de dezembro deste ano, porém as estruturas de apoio que seguram a estrutura para a substituição das barras de olhal serão retiradas em Março de 2020.
O Secretário de de Transporte e Mobilidade Urbana de Florianópolis Michel Mittmann apresentou as propostas para o entorno da ponte e o seu uso. Assim, com relação ao entorno expôs a necessidade de planejamento e em uma sequência para os projetos de interação. Inicialmente, os projetos que ligam a ponte a algum lugar. Bem como, destacou o potencial de desenvolvimento do turismo na região, com o Parque da Luz e o Forte Santana. A ideia inicial é priorizar a abertura da ponte para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e veículos de emergência. Porém, será executado de forma gradativa, para entender como funcionará. Além disso, apresentou projetos já realizados na cidade no âmbito da mobilidade urbana sustentável.
A última palestra foi do professor do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC, Bernardo Meyer, que apresentou os estudos realizados que dizem respeito a área metropolitana de Florianópolis e o impacto do transporte coletivo na região. Por fim, os palestrantes responderam perguntas feitas pelo público. O prefeito Gean Loureiro, respondeu algumas perguntas referente ao destino da Ponte Hercílio Luz e o evento foi finalizado. Dessa maneira, o evento pode trazer diferentes pessoas e percepções acerca do futuro da Ponte Hercílio Luz. Bem como, mostrou aos participantes o que está sendo planejado para o seu entorno!
(VIA – Estação Conhecimento, 17/08/2019)