Prefeitura de Florianópolis quer aval do Estado para terceira faixa na SC-404, no Itacorubi

Prefeitura de Florianópolis quer aval do Estado para terceira faixa na SC-404, no Itacorubi

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 05/08/2019)

Com o projeto pronto, a prefeitura de Florianópolis pediu nesta segunda-feira (5) ao governo do Estado o aval para fazer a ampliação da SC-404, rodovia estadual que corta o bairro Itacorubi e leva até a Lagoa da Conceição, por exemplo. A proposta do município é criar uma faixa a mais no sentido Centro, além de instalar uma ciclovia no outro lado da pista. Como a área não é de sua competência, o município precisa da autorização da secretaria de Infraestrutura para começar a obra.

Em uma reunião nesta segunda-feira, o prefeito Gean Loureiro apresentou a proposta ao secretário de Infraestrutura do Estado, Carlos Hassler. O investimento previsto é de R$ 8 milhões. Segundo a prefeitura, o valor está dentro do pacote de obras em execução na cidade com o asfaltamento de ruas. A disposição do município é começar os trabalhos assim que receber o aval do governo estadual.

A Secretaria de Infraestrutura, por sua vez, diz que aguarda o recebimento do projeto de implementação da terceira faixa na SC-404 para que as análises de viabilidade técnica sejam realizadas. De acordo com a pasta, “a autorização para a obra só pode ser dada após as análises de viabilidade técnica e comprovação de que é possível implementar a terceira faixa no trecho sugerido”.

Pelo projeto desenhado, a terceira faixa seria feita entre a entrada da Rua João Pio Duarte Silva, no pé do Morro da Lagoa junto à entrada para o Córrego Grande, e a saída para a Avenida da Saudade e a SC-401. Como não há espaço do outro lado da via sem a necessidade de desapropriação, a construção da quarta faixa também no sentido bairro não foi considerada. A intenção da prefeitura é começar a obra o quanto antes para entregá-la em dezembro, antes da temporada de verão.