Prefeitos da Grande Florianópolis se reúnem para debater sobre a implantação do transporte marítimo

Prefeitos da Grande Florianópolis se reúnem para debater sobre a implantação do transporte marítimo

A implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis, deu mais um passo. Os prefeitos de todas as cidades da região se reuniram com a Secretaria de Infraestrutura do Estado para debater o projeto. Veja a reportagem completa.

O resultado do encontro foi a elaboração de um cronograma de atividades e metas. Já para o próximo encontro, em setembro, os prefeitos devem apresentar um estudo sobre o uso do mar para o transporte marítimo na região. A ideia é reunir todos os levantamentos e elaborar um projeto mais detalhado que irá embasar uma futura licitação.

Palhoça com estudos avançados
Em Palhoça os estudos já foram feitos, mas o que o prefeito Camilo Martins defendeu na reunião, foi a possibilidade do investimento financeiro ser do governo estadual, já que a prefeitura não teria como bancar a estrutura.

“É fundamental fazer os trapiches com o dinheiro do Estado, os terminais com o dinheiro do Estado, além dos acessos. É preciso comprar as embarcações e colocar a funcionar de forma integrada, para aí depois disso tudo fazer a concessão. Todos sabemos que é economicamente inviável, então não terá atrativo de empresas”, explica o prefeito.

Ainda segundo Martins, com a concessão concluída, as cidades irão “virar de frente para o mar”, fazendo com que os moradores de Palhoça, Florianópolis, Biguaçu e São José tenham outro modal de transposição.

(Leia matéria completa em ND, 14/08/2019)