Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, tem cerca de 15 hectares queimados

Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, tem cerca de 15 hectares queimados

O incêndio no Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, foi controlado pelos Corpo de Bombeiros apenas no domingo (25) à noite. As chamas começaram no sábado (24) e as equipes havia conseguido controlar a situação, no entanto, o fogo voltou na manhã de domingo. Ao todo, os bombeiros calcularam que uma área de 15 hectares foi queimada. Aproximadamente 50 mil litros de água foram necessários para extinguir o incêndio.

Em entrevista ao Jornal do Almoço, na NSC TV, o capitão Arthur Júnior, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, disse que as causas da ocorrência ainda estão sendo investigadas. No entanto, em uma primeira averiguação, já foi possível identificar indícios de que o fogo começou por causa humana.

— Numa primeira investigação realizada no local já identificamos que existem indícios de causa humana, porém ainda não tem confirmação se foi intencional ou acidental. Muitas pessoas fazem queimadas (para manejo de solo) e, neste período de estiagem junto com as condições climáticas, se favorece o incêndio florestal — explica o capitão. Ainda conforme Júnior, os bombeiros vão seguir monitorando o local.

Ao todo foram necessários 100 sobrevoos sobre a Lagoa da Conceição, que fica dentro do Parque do Rio Vermelho, para coletar a água usada no combate ao fogo.

Somente no sábado, o Corpo de Bombeiros Militar registrou 10 incêndios florestais na Ilha de Santa Catarina. Além do Parque do Rio Vermelho, foram identificados focos de fogo na região do Saco Grande e também na região da Armação, no Sul da Ilha.

(NSC, 26/08/2019)