Centro de Cultura e Eventos recebe exposição itinerante sobre as fortificações catarinenses

Centro de Cultura e Eventos recebe exposição itinerante sobre as fortificações catarinenses

A mostra itinerante sobre o “Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina” está aberta à visitação na praça de alimentação do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A exposição, que integra as celebrações dos 40 anos de administração das fortalezas pela UFSC, é composta por maquetes das fortalezas de Santa Cruz de AnhatomirimSanto Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, além de pôsteres com informações sobre essas e outras fortificações catarinenses, como a Fortaleza de Araçatuba e os fortes de SantanaSanta Bárbara e Naufragados. Também fazem parte da exposição uma réplica de canhão, cópia de traje militar da época e painéis com textos, mapas e imagens sobre o tema.

A mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda à sexta-feira, das 7h às 20h, na Praça de Alimentação – piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

A exposição é uma realização da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, setor vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, instituição responsável pela gestão e manutenção das fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa. A Coordenadoria das Fortalezas está localizada no piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, onde os visitantes da exposição também podem obter material gráfico impresso e outras informações para conhecer pessoalmente esses monumentos, visitados em 2018 por mais de 196 mil pessoas.

Mais informações

Contatos para solicitar a exposição itinerante podem ser realizados por meio do telefone (48) 3721-8302 ou pelo e-mail: 

Para conhecer melhor as fortificações de Santa Catarina, do Brasil e de diversos outros países, acesse o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações, plataforma digital desenvolvida na UFSC e disponível em www.fortalezas.org.

Acesse aqui mais informações sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina.

(Ufsc, 06/08/2019)