19 ago CASAN e moradores avaliam ações de preservação ambiental dos Ingleses
Com o propósito comum de ver o bairro saudável ambientalmente, a Diretoria da CASAN e a Associação dos Moradores dos Ingleses se reuniram na manhã desta sexta-feira na sede da empresa. A conversa foi acompanhada por alunos de escolas da região, preocupados com a sustentabilidade do bairro que, no Verão, chega a receber até 300 mil visitantes.
O presidente da Associação dos Moradores, Ciro Limas, apresentou à empresa as principais preocupações da comunidade, que incluem a degradação do Rio Capivari, a ampliação numa segunda etapa da obra de esgotamento sanitário que está sendo implantada no bairro e a preservação do Aquífero dos Ingleses.
Com investimento de R$ 84 milhões, a CASAN espera colocar em operação no primeiro semestre de 2020 a rede e a estação de tratamento de esgoto que estão sendo instaladas nos Ingleses. Pelo menos 75% da rede já está assentada e a parte mais complexa da obra da Estação, que é o estaqueamento e fundação do terreno, já está concluída.
Na reunião, a presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos, informou aos líderes comunitárias a intenção da empresa em implantar uma série de ações nos Ingleses visando a melhora da qualidade da água do Rio Capivari, o que acaba influindo na balneabilidade da praia. Medidas técnicas e de relacionamento com a população local estão sendo submetidas à Prefeitura para, em conjunto, serem colocadas em prática antes do início do Verão.
O Projeto – cujo nome ainda será definido nas próximas semanas – envolverá escolas, associações, empresas, igrejas e a comunidade em geral. “Somente com o esforço de todos, poder público e sociedade, vamos reduzir os impactos da alta ocupação populacional na região”, explicou a engenheira Roberta. As ações vão incluir a intensificação na fiscalização das ligações irregulares de esgoto, que poluem o rio e o mar.
Além da Presidente, a CASAN esteve representada no encontro pelo diretor de Operação e Expansão, engenheiro Fábio Krieger, e pelo engenheiro Alexandre Trevisan, da Gerência de Meio Ambiente. Joci Zanette representou a ACIF Ingleses (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis). Também estiveram presentes o morador Samuel Vidal e as professoras Tamara Veriguine, Amanda Beltramin e Gisele Hohgraefe com alunos das escolas Santa Terezinha, Universo e Intendente José Fernandes.
(Casan, 16/08/2019)