22 jul Obra da nova ponte da Barra da Lagoa, em Florianópolis, deve ter conclusão em agosto
Polêmica, paralisação, mudança no projeto, o que era para ser feito em dois anos levou cinco, e ainda não está totalmente concluída. A nova ponte da Barra da Lagoa, no Leste da Ilha, tem sido um assunto de discussão em Florianópolis. Clique aqui e confira a reportagem completa.
A nova ponte está pronta, a velha foi totalmente destruída, porém, as obras ao redor ainda preocupam os moradores da região. A obra começou em 2014, com previsão de término para 2016. Porém, a construção foi parar na justiça.
O Ministério Público Federal questionou irregularidades no pedido da licença ambiental. A justiça chegou a determinar a demolição do que já tinha sido feito. A obra ficou parada por 14 meses com a ponte pela metade, até o TRF-4 (Tribunal Regional Federal) autorizar a conclusão da ponte. A queda de braço custou caro. Além do atraso, quase R$ 500 mil a mais que o valor inicial.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina, André Sabi, o grande problema do atraso foi o entrave jurídico que demorou o tempo da obra. “Estamos limitados com as divisas fundiárias e também da Lagoa. Então estamos em um trecho pequeno e não tinha muitas adequações a serem feitas”, explica.
Apesar das polêmicas, a Associação de Moradores comemora a conclusão da ponte e quer rapidez nas demais obras. Segundo Bittencourt, a comunidade está pressionando o Deinfra, para que em agosto a obra seja concluída.
(Balanço Geral Florianópolis, 20/07/2019)