03 jul IMA divulga Edital para seleção de Organização para gestão do Camping do Rio Vermelho
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o Edital de Chamamento Público que tem por finalidade estabelecer Acordo de Cooperação com Organização da Sociedade Civil (OSC) para gestão e operação do Camping do Rio Vermelho – Centro de Lazer e Eventos no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, realizando atividades relacionadas ao planejamento, à coordenação e à execução das ações inerentes ao espaço. O período para apresentação de propostas segue de 02 de julho de 2019 a 12 de agosto de 2019.
O Acordo de Cooperação terá como objeto estabelecer parceria com OSC para gestão e operação do Camping do Rio Vermelho realizando, entre outras, as seguintes atividades:
a) Planejar e Gerenciar as atividades do Camping
b) Realizar atendimento de usuários
c) Realizar limpeza e manutenção das estruturas físicas da área
d) Fazer a destinação adequada dos resíduos sólidos
e) Executar roçadas e manutenção da vegetação da área
f) Garantir a segurança dos usuários e do patrimônio
g) Oferecer atividades de educação e interpretação ambiental
h) Oferecer serviços e atividades de turismo ecológico e uso público
i) Administrar estacionamento na área
j) Garantir o planejamento, a coordenação e a execução das atividades inerentes ao objeto do Edital, ou seja: gestão e operação do Camping do Rio Vermelho – Centro de Lazer e Eventos no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis/SC
Todas as atividades propostas pela OSC deverão ser aprovadas pelo IMA no Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação, conforme descrito no Edital. O Acordo de Cooperação com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco não envolve a transferência de recursos financeiros do IMA.
O prazo de vigência do Acordo de Cooperação será de três anos, prorrogáveis, a partir da data de sua assinatura.
O PARQUE ESTADUAL DO RIO VERMELHO
O Parque Estadual do Rio Vermelho situa-se no nordeste da Ilha de Santa Catarina, entre a praia do Moçambique (12,5 km de extensão), à leste, e a Lagoa da Conceição, à oeste, no município de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O Parque é uma Unidade de Conservação de proteção integral, criado pelo Decreto nº 308 de 24 de maio de 2007, classificado em uma categoria em que é proibido o uso direto dos recursos naturais, sendo, no entanto, permitida a visitação pública para a recreação em contato com a natureza, o turismo ecológico e a realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental.
Ocupa uma área de 1.532 hectares e visa conservar amostras de Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica), das Formações Pioneiras (Vegetação de Restinga) e da fauna associada ao domínio da Mata Atlântica, manter o equilíbrio do complexo hídrico da região, além de propiciar ações ordenadas de recuperação de seus ecossistemas alterados e proporcionar a realização de pesquisas científicas e a visitação pública.
O CAMPING
O Camping do Rio Vermelho está localizado na Rodovia João Gualberto Soares s/n, distante aproximadamente três quilômetros da Barra da Lagoa, possui capacidade para atender aproximadamente 1.500 pessoas acomodadas em cerca de 700 barracas, trailers e motorhomes, possui área total de aproximadamente 67 mil m², constituída de área para acampamento (aprox. 41 mil m²), banheiros, quiosques, cozinha comunitária, campo de futebol, playground, salão de jogos, estacionamento, restaurante e cozinha, edificações para uso administrativo (recepção, escritórios, almoxarifado, garagem, cozinhas, alojamento) e trilha de acesso à praia do Moçambique (500 m).
O Camping recebe hóspedes do próprio município que buscam uma maior interação com a natureza durante o verão, turistas de outros municípios de Santa Catarina, de outros estados do país e também do exterior, em especial de países latino-americanos. Durante as temporadas de verão (dezembro a março) se hospedam no camping uma média de 2.400 pessoas, além de visitantes que desfrutam da estrutura da área para passar o dia (day use) e turistas que estacionam seus veículos no estacionamento do Camping e acessam a praia do Moçambique pela trilha.
(IMA, 02/07/2019)