Foz do Rio Capivari aparece própria em segunda análise de balneabilidade

Foz do Rio Capivari aparece própria em segunda análise de balneabilidade

A foz do Rio Capivari, na Praia dos Ingleses, voltou a aparecer própria para banho na segunda análise consecutiva do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. A coleta foi feita no fim do mês de junho. O mar junto ao Rio Capivari foi diagnosticado com 14 resultados ruins de balneabilidade desde janeiro de 2019. Isso significa que, após cinco meses, o número de coliformes fecais por 100 ml de água diminuiu na foz. No período, também foram feitas ações fiscalizatórias que resultaram em lacres de ligações clandestinas de esgoto.

Os dados foram coletados pelo IMA e todos os pontos de análise em Ingleses estão próprios nesta baixa temporada. O Rio Capivari é o ponto onde houve maior quantidade de análises impróprias para banho desde janeiro, quando o movimento é maior na região. As análises mostram que durante todo o mês de janeiro e parte de fevereiro, o índice de poluição ficou 29 vezes acima do limite máximo para a água ser balneável. O máximo de coliformes por 100 ml precisa ser 800, mas chegou a 24.196. Durante os meses de frio, as análises são mensais.

O rio é alvo de uma ação civil pública movimentada pela Associação dos Moradores de Ingleses (AMI) no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que cobra explicações da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Prefeitura de Florianópolis e Agência Reguladora de Serviços Públicos (Aresc) sobre as condições de poluição enfrentadas no curso de água.

(Jornal Conexão, 01/07/2019)