03 jun Operação de transferência de carga devolve configuração original à ponte Hercílio Luz
Se o tempo colaborar, a ponte Hercílio Luz volta a ser sustentada pelas barras de olhal e os cabos pendurais a partir de sexta-feira, 7 de junho, retomando a configuração original. A partir das 22h de segunda-feira (3) está programada a operação de transferência de carga de 80% da estrutura, que atualmente está apoiada sobre estruturas provisórias construídas exclusivamente para a reforma.
O trabalho vai acontecer ao longo de quatro noites consecutivas, caso haja condições meteorológicas favoráveis. Ao fim do processo, 80% do peso da ponte voltará a ser sustentado pela própria estrutura. É um dos momentos mais importantes do trabalho de recuperação do cartão postal. “Será o coroamento de meses de cálculos e planejamento técnico para que efetivamente a ponte possa estar funcionando da forma como ela foi projetada. Por enquanto, temos uma ponte apoiada sobre uma espécie de cavalete. A partir dessa transferência de carga, que ainda não é de 100%, ela volta a ficar apoiada sobre a estrutura normal de estaiamento”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler.
A mudança na posição da ponte será imperceptível, uma vez que a troca de sustentação implica na movimentação de centímetro. Diferente da primeira transferência de carga realizada em outubro de 2017, desta vez não haverá interrupções no trânsito. Apenas o canal marítimo abaixo da ponte será fechado durante a operação, que tem um plano de contingência já alinhado com a Defesa Civil e demais órgãos de segurança.
Veja matéria completa em ND, 01/06/2019