06 jun Instalação no Centro de Floripa simula mar cheio de lixo para mostrar a agonia dos animais marinhos
Como parte da campanha #PlásticoMata, promovida pela prefeitura de Florianópolis, um contêiner com ambiente que remete o fundo do mar e a agonia dos animais marinhos em contato com o lixo foi instalado na Praça XV, em frente a Catedral.
Para a Semana Mundial de Conscientização Ambiental , a Prefeitura deu início a uma campanha com grandes intervenções pela cidade, chamando a atenção das pessoas para os malefícios do descarte incorreto do plástico. Além de um vídeo institucional na qual uma tartaruga some dentro de um copo plástico, várias ações estão previstas para despertar a consciência e engajamento das pessoas a partir desta quarta, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Quem passar pelos elevados da cidade, por exemplo, já consegue visualizar plotagens que trazem a mensagem #plasticomata. Nas ruas centrais, totens de tartarugas simulam uma cena muito comum no mar, engolindo canudos. Além disso, infláveis gigantes, em formato de plásticos, estão no caminho dos pedestres, permitindo a sensação da vida marinha que também tem que esbarrar com todo o tipo de lixo.
“A nossa ideia é engajar e incomodar. Com isso, queremos mostrar ainda mais o quanto é prejudicial o descarte incorreto do plástico para a nossa vida marinha. Teremos contêiner simulando o fundo do mar e o “homem lixo” interagindo com as pessoas nas ruas da cidade”, explicou o prefeito Gean Loureiro.
Com o slogan “A Vida Marinha Não é Descartável”, a Prefeitura também distribui squeezes para garis da Comcap não precisarem mais de copos plásticos durante o trabalho e canecas feitas com fibra de côco para a parte administrativa do município abolir o uso de descartáveis.
(Deolhonailha, 05/06/2019)