Ampliação da faixa de areia de Canasvieiras terá licença ambiental em 15 dias

Ampliação da faixa de areia de Canasvieiras terá licença ambiental em 15 dias

A Licença Ambiental de Instalação (LAI) do alargamento da faixa de areia da Praia Canasvieiras está em fase conclusiva no Instituto do Meio Ambiente (IMA) e deve ser entregue até final do mês de junho. Ainda estão sendo feitos questionamentos técnicos pelo IMA, para maior entendimento e especificações do que vai ser feito durante a obra e que tipo de areia vai ser usada. A ordem de serviço deve ser concedida em meados de agosto.

Segundo o secretário de Infraestrutura de Florianópolis Valter Gallina, o questionário feito pelo IMA está sendo respondido pelos técnicos responsáveis e aborda dados sobre a maré, os impactos que a obra pode causar na pesca no local, qual o tipo de areia a ser usada, pois não pode haver diferença entre os grãos e sobre como a empresa transportará a areia da jazida até o local.

A licitação da empresa vencedora será homologada até o fim do mês de junho, a ganhadora pode a partir do mês de julho começar a montar a estratégia a ser usada durante todo o processo de alargamento da faixa de areia. A obra tem duração de cinco meses iniciando em agosto com o prazo final para o dia 15 de dezembro.

Discutido há mais de 30 anos por entidades, moradores e lideranças locais, o projeto da obra foi entregue pela Prefeitura no início de outubro no valor de R$ 15,8 milhões e prevê o alargamento no trecho que vai de Canajurê até o Rio do Brás, beneficiando 2.325 metros. De acordo com o projeto, a estimativa é a de que a orla de Canasvieiras receba um volume total de 344.685,97 m³ de areia fina de cor e espessura semelhante a existente. A colocação também vai ajudar a minimizar os impactos do Rio do Brás em Canasvieiras. A expectativa é que o rio não estoure mais junto ao mar.

(Jornal Conexão, 11/06/2019)