29 maio Trecho mais atrasado do novo acesso ao aeroporto Hercílio Luz está 40% pronto
O ritmo de trabalho mudou bastante nos últimos meses nas obras do novo acesso ao Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis. Onde a obra não podia avançar por conta das desapropriações, o canteiro faz o cenário mudar pouco a pouco.
O trecho 1B do acesso é o traçado que contorna o bairro Carianos. Desde uma audiência pública em que o Estado reuniu moradores da região, as negociações evoluíram. O morador Augustinho Batista aguarda uma contra proposta para indenização de um terreno.
“Perguntaram o valor, a princípio meu valor foi passado de R$ 550 o metro quadrado. Pediram um prazo de 15 dias para retornar a ligação, mas não retornaram ainda, o prazo está estourando”, disse Batista.
Das 198 áreas a serem desapropriadas, faltam 50 lotes. O secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Carlos Hassler, afirma que a pasta está aguardando a avaliação pericial dos lotes, por determinação judicial.
“Essa perícia técnica já foi feita, então agora muito provável que nós estaremos fechando efetivamente várias negociações”, informou Hassler.
O último trecho a receber os operários já está com a execução em 38%. A Associação de Moradores do bairro Carianos acompanha a obra e as negociações, necessárias para que o trabalho avance.
O vice-presidente da associação, Luiz Henrique Bottega, afirma que os moradores têm consciência da importância da obra, mas também estão atentos pra receberem o que é de direito.
“Toda comunidade do Carianos quer esse acesso porque ele é importante para nós e par o Sul da Ilha. Só que as pessoas querem um valor justo. Aliás, o valor que as pessoas estão pedindo é abaixo do que elas precisam para comprar outro imóvel nessas mesmas condições, com escritura pública, como é o caso de todos os lotes daqui”, observou Bottega.
(Confira matéria completa em ND, 28/05/2019)