08 maio Projeto ‘Ponte Viva’ estuda como vai funcionar o tráfego e a mobilidade na Ponte Hercílio Luz
As obras na Ponte Hercílio Luz tem o prazo de entrega no final deste ano, o que pode melhorar a mobilidade da cidade. A idéia inicial é permitir somente a circulação de ônibus na estrutura, a proposta faz parte de uma das diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza o transporte coletivo nas cidades. (Confira a reportagem).
A Ponte é patrimônio histórico Florianópolis, e agora pode facilitar a vida da população. Com a circulação de mais ônibus a Prefeitura visa diminuir a circulação de carros para que o trânsito fique menos congestionado na cidade.
Como a quantidade de carros que circulam na Capital todos os dias é muito grande, se a ponte abrigasse também veículos menores só funcionaria por três meses.
Segundo o Poder Público entre 2012 e 2016 a população da Capital aumentou 10%, mas o aumento da população que utiliza transporte público aumentou apenas 1%. São 40 mil pessoas que poderia utilizar o transporte público e não utilizam.
A Ponte terá como prioridade maior a circulação de pedestres, pois com a abertura espera-se que muitos visitantes e turistas venham ao local.
(Balanço Geral, 07/05/2019)