Municípios catarinenses devem regulamentar o uso de patinetes elétricos

Municípios catarinenses devem regulamentar o uso de patinetes elétricos

Os patinetes elétricos que recentemente foram adicionados ao Centro de Florianópolis trouxeram uma facilidade para os moradores e trabalhadores do local, e até uma nova atividade de lazer para os que apreciam o meio de transporte um pouco inusitado. Confira a matéria.

Mas ao mesmo tempo em que é uma inovação para a cidade, os patinetes podem ser perigosos, e se as regras não forem seguidas corretamente, podem causar acidentes, como já aconteceram diversas vezes.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito já existe uma Lei sobre as normas que devem ser seguidas a utilizar os patinetes, porém, a fiscalização é falha e acaba deixando a desejar.

A regulamentação acaba sendo um problema municipal, por isso está tramitando na Assembléia Legislativa de Santa Catarina um projeto de Lei, criado pelo deputado Luiz Fernando Vampiro, que estabelece normas para a circulação dos patinetes elétricos.

O projeto prevê que os patinetes circulem apenas pelas ciclovias e ciclofaixas e vias públicas, com velocidade de 60 km/h ou menor do que isso. Atualmente o limite máximo do equipamento é de 20 km/h, mas quase ninguém sabe disso.

(Balanço Geral, 23/05/2019)