08 maio Mais de 200 ligações irregulares de água são cortadas pela Casan em Florianópolis
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) cortou 266 ligações irregulares de água em imóveis de Florianópolis, na segunda-feira (6). O primeiro dia da força-tarefa que combate fraudes nos hidrômetros, ligações clandestinas e inadimplência, foram realizados em quatro bairros. Os infratores são multados e também são cobrados por consumo estimado.
Doze equipes estão envolvidas na fiscalização. Conforme a Casan, foram 220 cortes no cavalete, de clientes que estavam com faturas atrasadas. Além de 46 cortes, de clientes com água cortada no cavalete e que estavam usando irregularmente. O cronograma inicial segue com trabalhos até quinta-feira na região continental e na Ilha.
Fiscalização
As fiscalizações começam nas ligações que já foram cortadas e que não deveriam estar religadas sem autorização da empresa, o que é crime.
Os técnicos usam um geofone, que é um equipamento que “escuta” a passagem da água, para combater às fraudes. Equipes de cadastro fazem a varredura para verificar clientes com ligação de esgoto disponível, mas não faturada.
Até o final da operação, a estimativa é realizar mais de 1.500 cortes de cavalete e pelo menos 170 cortes de ramal, conforme informou a Casan.
Cronograma da força-tarefa
- Quarta-feira (8): Centro, Prainha, Agronômica, Trindade, Saco dos Limões, Carvoeira, Saco Grande, José Mendes e Pantanal;
- Quinta-feira (9): Pantanal, Saco dos Limões, Córrego Grande, Santa Mônica, Trindade, José Mendes, Centro, Costeira, Pantanal, Itacorubi e João Paulo.
(G1SC, 07/05/2019)