06 maio Empresários da área leste do Centro Histórico debatem plano de ações com IPUF
“Acendeu uma luz” é como os empresários da região leste do Centro Histórico de Florianópolis retrataram o encontro com os representantes do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) na tarde desta quinta-feira (2). A reunião contou com a presença do secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Florianópolis, Michel Mittmann, diretor geral do IPUF, Jardell Farias, e o arquiteto do IPUF Marco Ramos.
O grupo, com cerca de 30 lideranças, debateu plano de ações de curto, médio e longo prazo para a região leste do Centro Histórico para melhorar o panorama do local com ideias e propostas que priorizem a valorização do espaço público, assim como a comunidade do entorno.
Para o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Florianópolis, Michel Mittmann, o IPUF tem pensando em ações de longo prazo. A ideia é reunir os atores interessados em contribuir com o desenvolvimento das 26 ruas que compõem a área leste. “Todas as sugestões são importantes. Precisamos mapear as urgências da região, elencar o conjunto de percepções e promover a interação e a humanização da localidade”, contribuiu.
Grupo de Trabalho
Durante o encontro, os empresários foram separados em três grupos para debaterem o plano de ações com base em quatro eixos temáticos apresentados pelo arquiteto do IPUF, Marco Ramos. De acordo com Ramos, os eixos servirão para orientar os comerciantes a elencarem as prioridades para revitalizar a região.
Os trabalhos foram conduzidos com base nos seguintes eixos:
Mobilidade e Acessibilidade: ciclovia, terminal, acessibilidade, fechamento de ruas.
Espaço Público e Equipamento: calçadão, praças, parklets, escolas, resíduos sólidos.
Patrimônio Histórico e Cultura: casarões antigos, escolas, museus, edificações, eventos culturais.
Atividades: feiras, eventos culturais, potencial e vocação da região.
Para o diretor de Desenvolvimento da CDL de Florianópolis, Rafael Salim, o encontro foi de extrema importância para alcançar o objetivo final da região, que é a requalificação do Centro Histórico. “A reunião foi um marco para o início da transformação da região leste. É animador ver o empoderamento dos empresários em defesa do espaço público”, comemorou o dirigente.
(CDL, 03/05/2019)