06 maio Centro Sapiens volta ao debate em reunião na CMF com alterações para melhorar o projeto de lei
A Comissão de Orçamento da Câmara de Vereadores discutiu na tarde desta sexta-feira (03), em reunião ampliada, o projeto de lei que visa a criação de incentivos fiscais destinados a atrair a instalação de empresas startups e outras iniciativas da economia criativa na região Leste do Centro Histórico da Capital. O projeto ficou conhecido como Centro Sapiens e é desenvolvido em parceria com a UFSC. O projeto de lei, que tramita há quatro anos na Câmara, também objetiva revitalizar todo a área a leste da Praça XV.
“O nosso projeto abrange três teatros, cinco museus, vinte sebos. Então a economia criativa também já está presente. E, desde o início, nossa proposta delimitou a área Leste como o Centro Sapiens”, conta Salomão Ribas Gomez, professor da UFSC e coordenador do Centro Sapiens.
O debate no Plenarinho da CMF reuniu os vereadores Pedrão (PP), Lino Peres (PT), Gabrielzinho (PSB) e Afrânio Boppré (PSOL), além de representantes da prefeitura, comerciantes da região, empreendedores e investidores do setor de tecnologia. “Hoje tivemos um reunião muito representativa, com a presença do setor empresarial, do Poder Público e com várias sugestões que serão acrescentadas ao projeto”, explica Gabrielzinho.
Ficou definido a partir da reunião os tópicos que serão alterados por meio de emenda ao projeto de lei. Os vereadores Gabrielzinho e Pedrão irão elaborar complementações ao texto do PL sobre a delimitação do que será enquadrado como empresa startup, um prazo para a resposta sobre a concessão ou não do incentivo e a delimitação da área beneficiada apenas no trecho central histórico mais degradado de Florianópolis.
(CMF, 03/05/2019)