05 abr Prefeitura de Florianópolis quer usar faixa reversível na Colombo Salles só para ônibus
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 04/04/2019)
Ao anunciar a fusão das pastas de Planejamento Urbano, Mobilidade e Diretoria do Sistema Viário, na manhã desta quinta, 4, o prefeito Gean Loureiro (MDB) disse que o município adotará uma nova visão sobre a Mobilidade na cidade. Entre ações de longo, médio e curto prazo, o município deverá dar pontapé inicial com ações pontuais que posteriormente poderão ser integradas ao macro projetos para a cidade.
Entre as iniciativas de curto prazo, para aumentar a velocidade do transporte coletivo e tornar esse meio mais atrativo, Gean Loureiro disse que vai brigar por uma faixa reversível na ponte Colombo Salles —usada para quem sai da Ilha de Santa Catarina— para que seja usada pela manhã pelos ônibus que chegam na cidade.
Gean diz que esse tipo de ação só é possível de pensar com uma equipe técnica capaz de apontar as soluções e a forma de executá-las: “Não tem quase ninguém indo para o continente pela manhã. Se eu puder colocar o ônibus ali, se eu puder colocar mais uma pista eu colocarei para o ônibus”, disse o prefeito.
A iniciativa dependeria ainda do aval do governo do Estado. Em 2009, foi adotada a pista exclusiva para ônibus na Colombo Salles no mesmo sentido do fluxo do trânsito, que na época serviria para escoar o fluxo na saída da cidade. Com o corredor, a travessia durava cerca de cinco minutos de transporte coletivo. No entanto, o projeto acabou não tendo continuidade.