Florianópolis é finalista em concurso gastronômico na Itália

Florianópolis é finalista em concurso gastronômico na Itália

O chef Daniel Paiva, de Florianópolis, foi selecionado para participar da seletiva final do concurso “Gastronomic Made in Italy”, promovido pelas cidades de Parma, Alba e Fabriano, que acontecerá na cidade de Parma, Itália.

A divulgação do vencedor do concurso gastronômico vai acontecer durante a Conferência Anual da Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO, que será realizada no mês de junho, na cidade de Fabriano.

Participaram do concurso chefs de 26 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia, da qual Florianópolis faz parte desde 2014. Das receitas apresentadas, três foram foram escolhidas para serem apresentadas na seletiva final em Parma, que vai ocorrer no dia 11 de abril. Além de Florianópolis, o Brasil terá mais um representante, a chef Angela Sicília, de Belém. A terceira receita concorrente à final é do chefe Pieter Sypesteyn, da cidade de San Antonio, no Texas (EUA).

A receita que vai representar Florianópolis na Itália é o Gnocchi della Terra, um nhoque feito a base de batata doce, com molho vermelho. Para a escolha dos finalistas foram usados critérios como conceito (coerência com a chamada), storytelling (descrição do conceito e das diferentes fases de realização do prato) e sustentabilidade (conexão com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável).

A final em Parma
O concurso vai acontecer na praça principal de Parma, durante o Cibus Off a maior feira gastronômica da Itália, com a apresentação de um show cooking público. Os chefs terão que cozinhar o prato indicado para os jurados, que são cinco membros de Parma, Alba e Fabriano.

O Cibus Off pretende falar sobre os produtos das seis cadeias alimentares de Parma (produtos lácteos, Prosciutto di Parma, Parmigiano Reggiano, tomates, massas, conservas / anchovas). Por isto, ao final do show cooking, cada chef irá preparar um pequeno prato celebrando duas dessas cadeias alimentares representando a cidade e seu território. Cada um deles terá alguns minutos para preparar 20 degustações do seu prato “comemorativo” (finger food ou o que desejar). O chef Daniel Paiva irá servir um prato a base de tomates e anchovas.

(Noticenter, 11/04/2019)