16 abr Empreiteira procura Estado para retomar projeto de túnel entre a Ilha e o Continente
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 15/04/2019)
Representantes da construtora Queiroz Galvão procuraram o Estado para retirar da gaveta um projeto de 2012. Eles estão interessados em retomar a proposta de construção de um túnel entre a Ilha e o Continente, em Florianópolis. A reunião ocorreu na semana passada. Por parte do Estado, participaram membros da SCPar.
O projeto da construtora foi uma das inscritas no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto à época pelo governo para receber propostas para a ligação entre a Ilha e o Continente.
O valor para a obra, há sete anos, era alto: R$ 2 bilhões. A SCPar, então, pediu à empreiteira que refaça os estudos de valores atuais. A ideia inicial para o desenrolar do projeto seria uma parceria público-privada (PPP). O túnel ficaria entre o bairro Capoeiras, na ligação da Avenida Ivo Silveira e a Via Expressa, e a Beira-Mar Norte, perto do shopping. O trecho seria pedagiado.
Caso a proposta avance, os estudos de modelagem demoram dois anos. A obra levaria em torno de três anos. A construtora Queiroz Galvão é uma das envolvidas na operação Lava-Jato. Recentemente, o TCU proibiu a empreiteira de prestar serviços para o governo federal por três anos.