22 mar Os 10 passos para uma cidade caminhável
O urbanista Jeff Speck e seus 1o passos para a caminhabilidade!
O urbanista norte-americano Jeff Speck, apresenta em seu livro ”Cidade caminhável” experiências de cidades grandes e médias nos Estados Unidos. Nesse sentido, o livro aborda a noção de caminhabilidade e sua relação com a vitalidade dos centros urbanos.
Para o autor:
Caminhabilidade é, ao mesmo tempo, um meio e um fim, e também uma medida. Enquanto as compensações físicas e sociais do caminhar são muitas, talvez a caminhabilidade seja muito mais útil, já que contribui para a vitalidade urbana, além de ser o mais significativo indicador dessa vitalidade.
Ainda, uma cidade caminhável não se baseia em uma alternativa idealista e bela, mas sim, uma solução para vários problemas pertinentes no mundo atual (SPECK, 2012). Dessa maneira, Jeff Speck (2012) apresenta ”uma receita completa para tornar nossas cidades mais caminháveis”. O que chama de “Os dez passos da caminhabilidade”!
“Os dez passos da caminhabilidade”:
- Colocar o carro em seu lugar: o autor afirma que é necessário rever o papel do carro, a fim de recuperar a cidade para os pedestres.
- Mesclar os usos;
- Adequar o estacionamento;
- Deixar o sistema de transporte fluir;
- Proteger os pedestres;
- Acolher as bicicletas;
- Criar bons espaços;
- Plantar árvores;
- Criar faces de ruas agradáveis e singulares;
- Eleger suas prioridades.
Ademais, o autor subdivide os passos para uma caminhada proveitosa e segura! Os cinco primeiros passos são para uma caminhada proveitosa, bem como, os demais tratam em estratégias para uma caminhada segura. Nesse sentido, o livro ”Cidade Caminhável” aborda as estratégias para atrair as pessoas as ruas. Assim, o cidadão torna-se protagonista da cidade, fazendo dela uma cidade mais humana!
REFERÊNCIAS:
SPECK, J. Cidade caminhável. São Paulo: Perspectiva, 2012.
(Via – Estação Conhecimento, 22/03/2019)