11 mar Inovação de Florianópolis é tema de documentário que estreia nesta semana
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 10/03/2019)
A cidade de Florianópolis reúne dois dos diferenciais mais desejados do mundo: ecossistema de inovação e natureza exuberante. Essa combinação é o tema central do documentário Ilha Inovação Sustentável, que será lançado na próxima quinta-feira, 14 de março, dentro da programação do aniversário da cidade, comemorado em 23 de março.
Com olhar também para o social, o documentário procura responder a uma questão: existe um processo de desenvolvimento baseado na inovação sustentável em Florianópolis?
Os idealizadores e produtores foram o presidente do Instituto Lixo Zero, engenheiro Rodrigo Sabatini, e o diretor de cinema Charles Cesconetto. Nesta quinta, às 20h, acontece a pré-estreia, fechada para convidados, na sala Cinépic, do Cinesystem Iguatemi. O filme será exibido de 28 a 31 deste mês no cinema do CIC, às 20h, com entrada gratuita.
O documentário intercala imagens da Ilha e depoimentos de mais de 60 personalidades que influenciam, de uma forma ou de outra, o desenvolvimento econômico e social do município (veja trailer no fim desta matéria). Na foto acima, o professor Carlos Alberto Schneider, um dos protagonistas do setor de tecnologia de Florianópolis, durante seu depoimento.
Conforme Sabatini, o objetivo é apoiar o polo de tecnologia, mas também chamar a atenção de todos sobre a necessidade de preservação da Ilha de SC. Charles Cesconetto, que é diretor da Geofilmes Produções e coordenador do curso de graduação de Tecnologia em Produção Multimídia na Unisul, afirma que o documentário é um chamado para que todos que vivem na Ilha se sintam responsável por ela, tanto pela preservação quanto pelo bem estar proporcionado pelo desenvolvimento sustentável.
A produção tem patrocínio da Fundação Cultural Franklin Cascaes, prefeitura de Florianópolis e recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com apoio da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Angeloni, Cinesystem Cinemas, Flex, Instituto Lixo Zero Brasil, Glóbulo, Majestic, Rá Incorporações e Dialetto.