28 mar Criação do Monumento Natural da Lagoa do Peri aprovada em primeira votação
A Câmara de Vereadores aprovou em primeira votação na tarde desta quarta-feira (27/03) o projeto para mudar a categorização da Unidade de Conservação da Lagoa do Peri de Parque Natural para Monumento Natural (Mona), um projeto de lei do Executivo construído em conjunto pela Floram e sociedade civil, incluindo a UFSC. A criação da Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri depende agora apenas da segunda votação do projeto, prevista para a próxima segunda-feira.
O presidente, vereador Roberto Katumi (PSD) explicou que o tema merece toda a atenção da Câmara de Vereadores: “Queria poder ver hoje o rosto do seu Getúlio, que morreu sem poder fazer a reforma do seu telhado”, disse Katumi, esclarecendo que com a medida agora as pessoas que residem no local terão segurança sobre a propriedade das suas casas e também a possibilidade de realizar a manutenção e reformas de suas residências. “Esse será o Plano Diretor da Lagoa do Peri e do Sertão do Ribeirão”.
A alteração para Monumento Natural foi uma forma consensual encontrada para ampliar a preservação nas áreas protegidas, mas ao mesmo tempo manter a possibilidade de propriedade privada para as residências já estabelecidas há décadas no local.
O vereador Marquito (PSOL), afirmou que a aprovação desse projeto é um compromisso com o futuro. “Florianópolis precisa desse projeto, lá existe o último resquício de mata primária, além de ser uma comunidade rural que não usa agrotóxico, a Mona da Lagoa do Peri só trará benefícios”, disse o parlamentar.
Histórico da Lagoa do Peri
A Lagoa do Peri foi tombada como Patrimônio Natural em junho de 1976. O Parque Municipal da Lagoa do Peri, com cerca de 23 km², foi criado no período de 1981 a 1982. Está preservada como Patrimônio Natural pelo Decreto Municipal nº 1828.
Em 1997 foi iniciada a construção da sede do parque com bar, lanchonete, estacionamento para centenas de carros, churrasqueiras, parque infantil com escorregadores, gangorras, balanços e outros brinquedos infantis. O Parque é administrado pela FLORAM – Fundação Municipal do Meio Ambiente que mantém os salva-vidas, a limpeza, a conservação e a vigilância.
Além dessa área de lazer no entorno da Lagoa do Peri, há também áreas de Reserva Biológica. O ponto é um dos atrativos de turismo ecológico da Ilha de Santa Catarina. No entorno da Lagoa do Peri existem várias trilhas em meio à mata, com diversos níveis de dificuldade, para caminhadas ecológicas.
A Lagoa do Peri é também um manancial que abastece de água praticamente todos os bairros do Sul e do Leste da Ilha.