13 mar As iniciativas de Santiago para se tornar uma cidade mais humana
A capital do Chile, Santiago, está localizada em um vale cercado por cordilheiras, como a famosa Cordilheira dos Andes. Nesse contexto, a região apresenta desafios arquitetônicos devido aos fortes abalos sísmicos que a cidade sofre constantemente. Além disso, Santiago apresenta um alto índice de poluição, devido aos fatores geográficos em conjunto com a ação humana.
Logo, para combater os altos índices de poluição e tornar a cidade mais sustentável e humana, algumas iniciativas foram realizadas em Santiago. Entre as iniciativas, pode-se perceber a preocupação em arborizar a cidade por toda parte, seja nas vias ou em parques. Além disso, ao conhecer a cidade nota-se a presença de parques urbanos em todos os bairros, o que facilita o acesso à áreas de convivência e lazer para todos.
Ademais, a fim de incentivar o uso do transporte público em detrimento ao uso de automóveis particulares, Santiago aposta nos eixos ambientais. Dessa maneira, eles permitem a circulação dos ônibus em uma via exclusiva. Assim, a iniciativa encoraja a população a utilizar o transporte público, devido ao tempo de viagem diminuir.
O incentivo ao uso de bicicletas!
Além dos corredores exclusivos de transporte público, pode-se perceber o grande número de ciclovias que cruzam a cidade. Nesse sentido, a cidade incentiva a população a deixar o carro e utilizar a bicicleta como meio de transporte!
O fim das sacolinhas plásticas!
Outra iniciativa para tornar a cidade mais sustentável foi realizada a pouco tempo em Santiago. Nesse sentido, trata-se da proibição de estabelecimentos comerciais entregarem sacolas plástica. Assim, a lei é valida para todo território chileno e começou a valer no dia 3 de Fevereiro de 2019.
Uma rua mais humana para Santiago!
Além disso, no centro de Santiago nota-se a preocupação em tornar a cidade mais atrativa para os pedestres. Um exemplo disso, é a transformação do Paseo Bandera , uma rua que antes era utilizada para carros e estacionamento e que agora foi transformada em um grande calçadão. Dessa forma, a rua ganhou vida com a arte urbana, mobiliários urbanos e pessoas!
(VIA, 08/03/2019)