21 mar A cidade em discussão
Da Coluna de Cacau Menezes (NSC, 21/03/2019)
“Caríssimo Cacau, não precisamos venerar e nem adocicar turistas. A cidade, primeiramente, precisa ser boa para seus habitantes para se tornar ótima aos visitantes. Acho ilusão pensar que o turista continuará vindo para cá. E que apenas o aeroporto significará melhoria. Precisamos, sim, tornar a Ilha agradável e atraente o ano inteiro. Mas como, se só as praias são atrações? Eu gostaria de fugir à rotina que me limita entre a casa, serviço e cinema.
Moro em Cachoeira e gostaria, por exemplo, de ir à feira e à praia de bicicleta. Mas é risco de vida. E aqui no norte da Ilha não há parque e nem jardim. E sequer as Associações balneárias do Ministério Público, da OAB e outras são capazes de construir passeios. O mato toma conta e joga o ciclista para o asfalto. Já houve vários acidentes.
A propósito, o rio do Brás passa dentro dessas associações.Terminado o verão, a prefeitura deveria preocupar-se com uma solução urgente: a despoluição dos rios Capivari e do Brás. Só assim não precisará construir balcão de areia para suas águas não deixarem nódoas nas águas de Canasvieiras durante os dois meses de turismo. Pensar grande e amar a nossa terrinha significa torná-la mais agradável a quem nela mora.Grato.”
Laudelino José Sardá (nativo).