08 fev Parque Estadual do Rio Vermelho recebe Oficina sobre Trilhas
O Parque Estadual do Rio Vermelho, uma das 10 Unidades de Conservação administradas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), recebe nos dias 08 e 09 de fevereiro a oficina da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade.
Realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Turismo, por meio do ICMBio, em parceria com outras instituições da sociedade civil organizada e governos públicos dos níveis estadual e municipal, a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade é uma estratégia de longo prazo para mapear, sinalizar e promover as trilhas locais, regionais e nacionais.
Esse trabalho ocorre de forma participativa de “baixo para cima”, ou seja, a definição dos melhores traçados e das regras de sinalização é feita pelas comunidades locais, respeitando as diretrizes e regras dos territórios por onde passam.
Em Santa Catarina estão sendo implantadas trilhas regionais, tais como a Travessia da Baleia Franca, a Travessia do Tabuleiro e o Caminho das Araucárias, que são eixos formadores da grande Trilha Nacional do Oiapoque ao Chuí ou Corredor Litorâneo.
Desta forma, a oficina em Florianópolis vai detalhar as características das trilhas em implementação em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apresentar técnicas de sinalização e manejo que estão sendo utilizadas e definir um traçado de trilha para o Parque Estadual do Rio Vermelho.
O evento que é aberto a parceiros e a comunidades locais é uma realização do Instituto Çarakura, ICMBio e IMA, com apoio do UICN Brasil, PACTO pela Restauração da Mata Atlântica e UFSC (Observatório de Áreas Protegidas).
(IMA, 06/02/2019)