28 fev Carnaval mais limpo é sem copo descartável
O presidente da Comcap, Márcio Luiz Alves, estima que este seja o Carnaval mais limpo da década. Ano passado, a Prefeitura de Florianópolis já conseguiu reduzir em 30% a geração de resíduos das festas no Centro da Cidade. Foram recolhidas, ainda assim, 56 toneladas. Pelo menos, a maior parte dos resíduos foi disposta de forma adequada pelos foliões nos latões e pontos de entrega voluntária (PEVs) instalados pela autarquia.
Para este ano, a Operação Carnaval da Comcap prevê a movimentação de 497 pessoas, 325 no Centro, 75 no Leste, 64 no Norte e 33 no Sul da Ilha de Santa Catarina. “Esperamos que as pessoas reduzam a geração de lixo, evitando o uso de copos descartáveis e canudos”, afirma Márcio Alves.
A Comcap, além dos dois pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro instalados no Mercado Público, vai providenciar 100 latões para descartar os resíduos.
O importante é o folião evitar os copos descartáveis que aumentam o volume de rejeito encaminhado ao aterro sanitário, quando não caem na rede de drenagem e acabam no mar. Pode providenciar copo retornável ou beber na própria embalagem como latinha ou garrafa e, então, destinar à coleta seletiva.
COLETA DOMICILIAR
A coleta domiciliar será feita normalmente pela Comcap, só terá uma alteração terça à noite, quando não haverá coleta convencional no Centro, nem coleta seletiva.
1º de março, sexta-feira
Coleta convencional e seletiva normais
2, sábado
Coleta convencional e seletiva normais
3, domingo
Coleta convencional e seletiva normais
4, segunda
Coleta convencional e seletiva normais
5, terça-feira
Será feita a coleta diurna nos balneários do Norte, Oeste, Leste e Sul da Ilha e roteiros alternados de manhã (Ratones, Cacupé, Vila União e Zoológico) e à tarde (Vargem Grande e Rio Vermelho)
Não haverá coleta noturna no Centro e Continente apenas roteiros alternados do Sul da Ilha, Carianos e Bacia do Itacorubi
Não haverá coleta seletiva
6, Quarta-feira de Cinzas
Coleta convencional e seletiva normais
ZELADORIA DE RUAS
A zeladoria das festas de Carnaval será feita com uma escala que varia de seis a 89 auxiliares operacionais dependendo do dia. No sábado, 67 pessoas trabalharão na limpeza das ruas centrais, onde sairão os Blocos de Sujos e 22 pessoas na Passarela Nego Quirido.
Também serão atendidos balneários e bairros, onde há festas tradicionais de Carnaval como Campeche, Armação, Pântano do Sul e Santo Antônio de Lisboa.
(PMF, 27/02/2019)