Câmara de Florianópolis vota projeto para regulamentar cobrança fracionada em estacionamentos

Câmara de Florianópolis vota projeto para regulamentar cobrança fracionada em estacionamentos

Os vereadores de Florianópolis devem analisar no Plenário um projeto de lei que pretende regulamentar a cobrança fracionada nos estacionamentos particulares da cidade. A ideia é que as empresas passem a cobrar por períodos de 15 minutos, o que poderia reduzir os custos para quem usa as vagas por pouco tempo.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Luis Carlos Zaia (PDT). Na justificativa, ele argumentou que a cobrança nos moldes atuais é prejudicial aos consumidores. Ele afirma que os motoristas deveriam pagar apenas pelo período em que usam as vagas e acredita que a divisão em turnos de 15 minutos é a ideal.

“Essa propositura tem por objetivo regular a cobrança efetuada pelos estacionamentos particulares para que corresponda aos serviços efetivamente utilizados pelo usuário, respeitando os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade quanto à cobrança por um tempo mínimo de uso”, diz.

O texto também prevê sanções às empresas que, por ventura, não cumprirem a lei, caso ela seja aprovada. As punições indicadas no projeto são: advertência por escrito, multa de até R$ 500 e até a cassação do alvará.

A votação de terça-feira será a primeira de, pelo menos, duas, previstas. Para ser aprovado, o projeto precisa dos votos da maioria simples dos 23 vereadores da Capital. Se não sofrer alterações, a medida seguirá para o prefeito, que poderá sancionar ou vetar a iniciativa.

(NSC, 17/02/2019)