Bacia da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, deve ficar totalmente despoluída em junho

Bacia da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, deve ficar totalmente despoluída em junho

O prazo final para a entrega das obras de balneabilidade da Beira-Mar Norte é daqui a pouco mais de duas semanas: 7 de março. A Casan garante que até lá tudo ficará pronto, mas para que as pessoas possam tomar banho de mar no local a espera será um pouco maior. “O resultado vai ser gradativo, mas a nossa previsão é para que a bacia da Beira-Mar já esteja despoluída em junho de 2019”, garante o superintendente da Região Metropolitana, da Casan, Joel Horstmann.

Até esta terça-feira (19), 95% da obra havia sido concluída. As equipes ainda precisam fazer os acabamentos e a conclusão da ligação elétrica. Pelo contrato, a empresa responsável pelo serviço tem duas semanas para deixar tudo pronto. Por causa de dois aditivos, a obra que custaria R$ 17 milhões vai custar R$ 18 milhões.

Ao longo da orla, 15 galerias serão utilizadas para drenar a água da chuva. Devido à presença de ligações clandestinas, no entanto, muitas vezes elas acabam levando um enorme volume de esgoto para o mar. Com as obras, essa água será bombeada até a estação de tratamento e só depois chegará ao mar. “Neste processo de tratamento, vários equipamentos retiram o lodo, a impureza, e a levam para o aterro sanitário”, explica Horstmann.

(Matéria completa em ND, 19/02/2019)