31 jan “Vou pressionar o governo pela SC-401”, afirma Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis
Da coluna de Moacir Pereira (NSC, 31/01/2019)
Quando terminará o alongamento da Praia de Canasvieiras, no norte da Ilha de SC?
Gean Loureiro – A proposta do edital de licitação prevê o início das obras no mês de agosto e sua conclusão no mês de novembro. Isto está previsto na licença ambiental para não prejudicar a pesca da tainha até o final de julho. A prefeitura vai trabalhar para que na próxima temporada toda a faixa de areia alongada esteja concluída.
Por que o senhor proclama que este projeto é inédito no Brasil?
Gean Loureiro – O uso dessa nova tecnologia, que prevê todas as defesas de proteção e nos dá a garantia de execução e continuidade das obras que vão transformar a paisagem de Canasvieiras e Florianópolis.
E por que Canasvieiras em primeiro lugar?
Gean Loureiro – Estamos prevendo investimentos de R$ 16,5 milhões de recursos próprios da prefeitura. Representa o valor de um elevado. Entendemos que esta obra é prioritária. As pesquisas e análises indicaram que a praia da Ilha que precisava mais de forma imediata, um sonho de mais de 30 anos, era o balneário de Canasvieiras. Mas a prefeitura já iniciou estudos para avançar depois com esta estrutura em outras praias da Ilha.
Quais seriam as próximas praias?
Gean Loureiro – Estamos identificando a Beira-Mar Norte, com o processo de despoluição, com faixa de areia maior. Cogitamos de Jurerê e Armação do Pântano do Sul. Precisamos de estudos e das licenças ambientais.
E a restauração da SC-401?
Gean Loureiro – Vamos cobrar a imediata emissão da ordem de serviço pelo governo do Estado. É obra vital para atender mais de 600 mil pessoas no norte da Ilha. Exigirá um ano e meio de serviço, trabalhando só de noite e madrugada. Se não lançar agora a ordem de serviço estamos falando de dois anos. Vou apoiar as comunidades e pressionar o governo pela SC-401.