Saiba como serão as principais mudanças na Avenida das Rendeiras, em Florianópolis

Saiba como serão as principais mudanças na Avenida das Rendeiras, em Florianópolis

Da coluna de Fábio Gadotti (ND, 14/01/2019)

Em reunião na semana passada, com a participação do Ministério Público estadual, a Prefeitura de Florianópolis definiu as mudanças urbanísticas para a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição. A proposta, como mostra a ilustração acima, prevê o fim do estacionamento ao longo da via, com alargamento do passeio com decks, recuos para serviços de manobristas mantidos pelos estabelecimentos e ainda uma ciclovia de mão dupla. Prevê também algumas vagas – poucas – para carros, mas com alta rotatividade.

A administração municipal pretende concluir o projeto até fevereiro para, em seguida, abrir o processo de licitação. A expectativa é iniciar a obra entre abril e maio, com possibilidade de conclusão antes da próxima temporada, ou interromper os serviços no início do verão para conclusão no ano que vem. A obra está dentro de um pacote mais amplo de revitalização da região, que será feito com recursos do Ministério do Turismo.

Segundo o diretor de região metropolitana do Ipuf, Michel Mittmann, o conceito do projeto para a Avenida das Rendeiras é de “humanização e integração”, com espaços adequados para a circulação de pedestres e ciclistas.