Praia do Matadeiro sofre com poluição do rio Sangradouro, em Florianópolis

Praia do Matadeiro sofre com poluição do rio Sangradouro, em Florianópolis

Problema recorrente nas praias mais visitadas do Norte durante a alta temporada, a poluição dos rios que transforma praias próprias em impróprias para banho também já é uma realidade no Sul da Ilha de Santa Catarina. Assim como acontece no Rio Capivari, nos Ingleses, é a vez do Rio Sangradouro manchar a imagem da isolada praia do Matadeiro com uma água escura, viscosa e mal cheirosa.

 A situação chamou atenção do morador Roger James na tarde desta terça-feira. Em cima da passarela que leva à Praia do Matadeiro, ele registrou imagens do rio para compartilhar nos grupos de mensagem de moradores. “Faz 20 anos que estou aqui e nunca tinha visto assim. Essa espuma branca mostra que é esgoto puro”, afirmou.

 O forte odor e a coloração escura do rio também chamaram atenção do casal Daiana e João Bernardo, que passeava de bicicleta e se aproximou do leito do rio que corre em direção ao mar. “A gente nem se arrisca a passar pelo rio”, conta Daiana, impressionada com o cardume de alevinos e até alguns camarões que pareciam estar em busca de oxigênio para sobreviver na água poluída.

 Os professores Fernando e Graça Monteiro, que há 30 anos residiram no Sul da Ilha, tiveram coragem para cruzar o rio a pé, com água na altura das canelas, e ficaram impressionados com a poluição. “Há 30 anos isso aqui era lindo. Hoje, está muito sujo. Na praia tem até uma espuma amarela”, relatou Fernando, que atualmente mora em Brasília e está de férias na capital catarinense.

(Confira matéria completa em ND, 30/01/2019)