09 jan Hotéis, bares e restaurantes são fiscalizados sobre uso de cadeiras e mesas nas praias de Florianópolis
Bares, restaurantes e hotéis que colocam cadeiras e mesas na beira das praias de Florianópolis estão sendo fiscalizados pela prefeitura. Um decreto publicado na última sexta-feira (4) junto com uma cartilha estabelecem alguns limites para que os banhistas não sejam prejudicados.
A ideia do poder público é que não haja ocupação da faixa de areia por mesas, cadeiras e guarda-sóis vazios. Isso porque alguns estabelecimentos estavam reservando lugares na orla para futuros clientes e, assim, impedindo que banhistas aproveitassem a areia como bem entendessem.
“A gente lançou na sexta-feira, a cartilha, junto com o nosso decreto, que dá toda a regulamentação para os comerciantes. Nós estamos fazendo essa fiscalização. Passando diariamente, comunicando todos os bares e restaurantes, como pode se utilizar a orla”, diz o superintendente de Serviços Públicos Florianópolis, João da Luz.
Segundo ele, os estabelecimentos que descumprirem o que foi estabelecido podem ser multados e ter objetos apreendidos.
“Nós fizemos isso no sábado nos Ingleses, ontem na Barra da Lagoa, hoje passamos pela Joaquina e estamos fazendo um comunicado. Aqueles que já fizeram o abuso do material, a gente fez a apreensão. Só nos Ingleses foram 19 bares e restaurantes comunicados, além de dois hotéis”.
O superintendente explicou que a multa inicia com um salário mínimo e pode chegar até R$ 10 mil. Aqueles estabelecimentos que repetirem a infração, podem perder o alvará de funcionamento.
(G1SC, 08/01/2019)