29 jan Frequente poluição no rio Capivari, no Norte da Ilha, preocupa banhistas e moradores
A poluição do rio Capivari, que desemboca na praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, tem sido uma preocupação constante dos moradores da região. Há anos que a comunidade se une para pedir providências sobre a poluição do rio, que fica ainda mais intensa no verão. O problema já resultou na criação de um programa ambiental e até mesmo em uma denúncia, por parte da Associação de Moradores dos Ingleses, ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).
No ano passado, o programa Rioamar foi criado na tentativa de formar parcerias, para conscientizar e cobrar punições rígidas a quem polui o rio. “O programa tem procurado fazer a sua parte também. Parceria é a palavra chave para resolvermos esse problema, que é comum e atinge todo mundo”, afirma Alberto de Barros, do Rioamar. “Isso não atinge só a saúde pública, mas também a economia”, completa.
Barros acredita também que o crescimento desordenado da região dos Ingleses tem sido um fator agravante no processo de poluição do rio Capivari, através de ligações clandestinas de esgoto. “Essa ânsia de crescimento imobiliário é um problema que acaba impactando outras áreas, como saúde, educação e mobilidade”, garante.
(Confira matéria completa em ND, 28/01/2019)