Esgoto ilegal no rio Capivari piora condição do banho de mar na praia dos Ingleses

Esgoto ilegal no rio Capivari piora condição do banho de mar na praia dos Ingleses

Com um histórico de qualidade duvidosa para banho de mar, o ponto da praia dos Ingleses na foz do rio Capivari voltou a ser alvo de reclamações de moradores e banhistas. Nas últimas semanas de 2018, mesmo com cheiro forte e coloração escura da água, uma placa do IMA (Instituto do Meio Ambiente) chegou a apontar o local como próprio para banho. O ponto só voltou a estar impróprio na primeira leitura de 2019, no dia 4 de janeiro. O município diz que a poluição é fruto de ligações clandestinas de esgoto das residências próximas e das ações dos caminhões limpa-fossa, que estariam despejando efluentes nos canais de drenagem que escoam para o rio. A Casan, concessionária responsável pelo serviço de saneamento, promete concluir as obras de construção da rede coletora e da Estação de Tratamento que vai atender Ingleses e Santinho até o final de 2019.

“Eu sou do tempo em que as crianças tomavam banho nesse rio. Mas de uns dez anos para cá o problema tem se agravado e é assim toda temporada. O problema disso é que não tem rede de esgoto e vai tudo pro mar”, desabafou o morador Sérgio Muller, 70, vizinho ao rio. Sérgio relatou o um dos netos contraiu uma virose depois de um banho de mar na região: “E o que vejo nesses anos todos é que ninguém faz nada, só prometem”.

No dia 2 de janeiro, após denuncias dos moradores, fiscais  da Vigilância em Saúde, Floram, além de equipes de apoio do Programa Floripa Se Liga Na Rede e da Secretaria de Infraestrutura, visitaram dois condomínios localizados nas proximidades do rio e constataram o lançamento irregular de esgoto.

(Confira matéria completa em ND, 07/01/2019)