30 jan Decreto obriga taxistas de Florianópolis a aceitarem pagamento com cartão
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 29/01/2019)
Decreto publicado pelo prefeito Gean Loureiro (MDB) nesta terça-feira determina que todos os taxistas de Florianópolis deverão disponibilizar aos passageiros, além do pagamento em dinheiro, a opção de cartão de débito e crédito. Para isso, os condutores devem portar os equipamentos eletrônicos necessários para o atendimento. Eles têm 60 dias para se adequar à nova medida, caso contrário serão multados.
Segundo o texto, o usuário poderá escolher a forma de pagamento, inclusive com a divisão de parte do valor em dinheiro e o restante no cartão. O decreto pondera que essa alteração não desobriga o taxista a deixar o taxímetro ligado durante toda a corrida. O valor a ser pago deve ser o mesmo registrado no equipamento controlado.
Quando a viagem for paga com cartão e tiver como origem Florianópolis e destino outras cidades, o valor deve ser feito em comum acordo entre o usuário e o condutor de forma previamente estabelecida. A divulgação dessa nova opção de pagamento precisa estar destacada com um adesivo (imagem acima) a ser colado no para-brisa dianteiro e no canto superior do lado direito do motorista com a frase: “Aceitamos cartão de débito e crédito”.