24 jan Após vídeo, prefeito ordena que água suja da rede pluvial seja levada para tratamento
Da coluna de Ânderson Silva (NSC, 23/01/2019)
Colega da rádio CBN Diário, Juliana Gomes, trouxe à tona na terça-feira um vídeo do jornalista Omar Carvalho onde funcionários da prefeitura de Florianópolis despejam uma água escura no mar na ponta do Leal, região Continental. Os servidores tentaram evitar o registro, mas aparecem nas imagens jogando o líquido de um caminhão-pipa com uma mangueira. A prefeitura, inicialmente, emitiu uma nota de que havia sido feita uma limpeza da rede pluvial nas proximidades. No entanto, não explicou se a água era limpa e o motivo de ela estar sendo despejada no mar naquela cor e no cheiro ruim relatado pelo jornalista.
Coube ao prefeito Gean Loureiro, nesta manhã de quarta-feira na CBN Diário, o papel de reconhecer o erro. Segundo ele, as secretarias foram orientadas ainda na terça-feira que a partir de agora todo o material retirado das limpezas de rede pluvial deve ser levado para a estação de tratamento. O caso em si será apurado por um processo administrativo, conforme o prefeito.
Mal explicado
Na manhã de terça-feira, o secretário do Continente, Edinho Lemos, deu entrevista na CBN no programa Direto da Redação para o colega Felipe Reis e este colunista. Ele não soube dizer se a água estava contaminada, mas admitiu esta possibilidade. Lemos garantiu que buscaria mais informações sobre o fato. No vídeo, também chamou a atenção a fala de um dos trabalhadores de que situação semelhante ocorreu nos Ingleses e o caminhão teria sido apreendido por órgãos ambientais.