30 jan Alargamento da faixa de areia em Canasvieiras terá edital lançado nesta quarta-feira (30)
Discutido há mais de 20 anos por entidades, moradores e lideranças locais, o projeto de alargamento da faixa de areia em Canasvieiras está mais perto de se tornar realidade. O passo mais importante será dado nesta quarta-feira (30) pelo município, quando será lançado o edital para contratar a empresa responsável pela obra. A expectativa é executar o projeto a partir de agosto e, na próxima temporada, moradores e turistas já terão mais espaço para aproveitar o verão. Um evento está marcado para às 9h30 desta quarta, quando será feito o lançamento oficial.
O projeto é o mais importante da história recente do bairro. A licença ambiental prévia já foi conquistada e nos próximos 60 dias deve sair, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), a licença de instalação. “A licença prévia já conseguimos. A licença de instalação é apenas complementar. Não tem dificuldade. A outra, que já temos, é mais difícil pois ela delibera os rumos do projeto. Agora a licença é rápida e vai demorar em 60 dias. Nossa expectativa é executar o projeto entre agosto e novembro, para evitar conflito com a pesca da Tainha”, disse o prefeito Gean Loureiro.
O projeto está avaliado em R$ 15,8 milhões. Um estudo realizado no fundo do mar encontrou areia com a mesma consistência daquela encontrada na orla, atualmente. Na execução, uma embarcação vai dragar esse material na jazida encontrada a 1,4 quilômetro da praia e vai colocar na faixa de areia. Serão, pelo menos, 344 mil metros cúbicos. Assim, a faixa de areia de Canasvieiras passará dos cinco ou dez metros atuais para 40 a 50 metros no trecho entre o Rio do Brás e Canajurê.
O evento que lançará oficialmente o edital ocorre às 9h30 desta quarta-feira (30) em uma pizzaria na Rua Madre Maria Vilac. A solenidade contará com a presença do prefeito Gean, além de secretários municipais.
(Jornal Conexão, 29/01/2019)