Obras de balneabilidade da Beira-Mar Norte entram na reta final

Obras de balneabilidade da Beira-Mar Norte entram na reta final

As obras do projeto da balneabilidade do trecho da baía Norte na avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, entraram na reta final com o início da montagem da URA (Unidade Complementar de Recuperação Ambiental), junto ao bolsão da Casan. Com investimento de R$ 17 milhões, a obra pretende tornar balneável 3,5 quilômetros de praia localizada entre a GBS (Guarnição de Buscas e Salvamento) do Corpo de Bombeiros, próximo à ponte Hercílio Luz, e a Ponta do Coral.

A URA funcionará como uma estação de tratamento de água contaminada com sujeira das ruas e de esgoto clandestino que é carregada pelas galerias pluviais com a água da chuva em direção à baía será bombeada até a unidade. No local, é feita a remoção dos organismos indicadores de contaminação que prejudicam a balneabilidade.

O equipamento foi pré-fabricado em Capinzal, no Meio-Oeste, na sede da Fast, empresa contratada para o projeto. As peças já foram transportadas até o bolsão da Casan, onde já funciona uma estação elevatória de bombeamento de esgoto. No mesmo terreno, que foi ampliado, a URA será montada ao longo do mês. “Essa é uma das etapas mais importantes do projeto”, define o engenheiro da Casan, Pery Fornari Filho.

A URA é composta por diferentes tanques e estruturas que servirão tanto para recepção das águas poluídas, quanto para limpeza. A estrutura tem capacidade para tratar até 150 litros por segundo. A água captada e direcionada para a URA será submetida a dois sistemas de tratamento: flotação e desinfecção por ultravioleta.

(Confira Matéria completa em ND, 06/12/2018)