Empresário Fernando Marcondes Mattos comemora 27 anos do Costão do Santinho

Empresário Fernando Marcondes Mattos comemora 27 anos do Costão do Santinho

“No mundo todo o turismo é recebido com tapete vermelho. Aqui não, é com corrida de obstáculos”, afirma Fernando Marcondes de Mattos, que nesta quinta-feira (13) tem dupla comemoração: 80 anos de idade e 27 anos de inauguração do Costão do Santinho, no Norte da Ilha.

“Acreditávamos no empreendimento, mas não achávamos que pudesse alcançar a dimensão que alcançou. Por oito anos somos considerados o melhor resort do Brasil”, festeja o empresário, casado com Yolanda Marcondes, com quem tem três filhos, sete netos e dois bisnetos.

O florianopolitano nascido em 13 de dezembro de 1938 tem o turismo no seu DNA. “É uma atividade vital para qualquer país”, diz Marcondes, defensor do setor como propulsor de economia e geração de emprego e renda, além de crítico frequente da burocracia e falta de apoio do poder público. “Os governos têm que ter papel motivador, e não ficar criando entraves”, fala Marcondes, que também já ocupou cargos públicos. Entre eles, a Secretaria de Estado de Planejamento e Fazenda, no início da década de 1990.

Os amigos são unânimes em destacar a visão empreendedora e o engajamento do empresário na defesa de causas coletivas. Contemporâneo da Faculdade de Direito na UFSC e colega de trabalho na época da fundação da Eletrosul, o empresário e ex-presidente da Fiesc Glauco Corte destaca a visão empresarial inovadora e o uso de novas tecnologias. “Ele criou um empreendimento arrojado, que acabou se tornando o melhor resort do país”, afirma. Marcondes, segundo ele, “sempre foi um grande estudioso sobre a economia de Santa Catarina, se aprofundando sobre as alternativas para o desenvolvimento do Estado”.

Confira matéria completa em ND, 11/12/2018.