13 dez Após longo processo de restauro, Igreja de São Francisco tem missa para benção
A comunidade católica de Florianópolis tem encontro marcado nesta quinta-feira (13), às 18h, na Igreja São Francisco das Chagas, no Centro da Capital. Após sete anos de restauração, o templo da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência será abençoado em missa presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Wilson Tadeu Jönkis, com a presença de autoridades locais.
Localizada na esquina das ruas Deodoro e Felipe Schimidt, a igreja São Francisco das Chagas passou por um processo de restauração, pois estava em estado precário. As primeiras intervenções foram feitas de forma emergencial para sanar infiltrações e instabilidades da estrutura construída em alvenaria com pedra argamassada.
Parte dessa matéria-prima pode ser vista na parte superior da entrada pela rua Felipe Schmidt. “Deixei de propósito, para que as pessoas possam entender a dificuldade de realizar um trabalho dessa magnitude”, explica o padre frei Gunther Max Walzer, que comandou o processo de restauro, ao lado da arquiteta Mariana Nunes, da Concrejato Engenharia, responsável pelo trabalho que reuniu dezenas de restauradores.
(Confira Matéria completa em ND, 13/12/2018)