Sistema Integrado de Mobilidade de Florianópolis completa quatro anos com avanços

Sistema Integrado de Mobilidade de Florianópolis completa quatro anos com avanços

Inaugurado em 2014 para marcar uma nova fase na história do transporte coletivo de Florianópolis, o SIM (Sistema Integrado de Mobilidade) completou quatro anos neste domingo (4) com avanços, mas ainda está longe de ser o principal meio de transporte na Capital. O Consórcio Fênix, formado pelas cinco empresas que operavam o serviço, venceu a licitação e tem o direito de explorar o transporte coletivo por 20 anos. Principal característica do sistema, a integração ganhou apoio da tecnologia para atrair usuários ao invés de apenas afugentá-los diante da combinação perversa de percursos longos, congestionamentos e tempo de viagem.

De acordo com o secretário de Transportes e Mobilidade de Florianópolis, Marcelo Roberto da Silva, dados estatísticos comprovam que, durante estes quatro anos, o SIM apresentou melhoras pontuais em linhas, itinerários e nos ônibus, com renovação da frota. “Mas evoluímos muito na informação para o usuário, com a criação de serviços novos”, destaca, ao citar o aplicativo Floripa no Ponto, lançado para oferecer confiabilidade ao serviço. Uma vez instalado em smartphones, o aplicativo informa a posição real de cada linha através de um equipamento de GPS instalado nos veículos.

Lançado em novembro de 2017, o Floripa no Ponto tem mais de 30 mil downloads, passou por uma atualização, para ganhar os idiomas inglês e espanhol. A segunda atualização deve ser finalizada até o final do ano, em trabalho conjunto com a Acic (Associação Catarinense para Integração dos Cegos), mas o aplicativo continua em desenvolvimento para novas atualizações em 2019. “A ideia é que o usuário possa comprar créditos com o aplicativo e também fazer a avaliação do transporte. É um conforto a mais para o usuário”, define Silva.

(Confira matéria completa em ND, 05/11/2018)