05 nov Sistema Integrado de Mobilidade de Florianópolis completa quatro anos com avanços
Inaugurado em 2014 para marcar uma nova fase na história do transporte coletivo de Florianópolis, o SIM (Sistema Integrado de Mobilidade) completou quatro anos neste domingo (4) com avanços, mas ainda está longe de ser o principal meio de transporte na Capital. O Consórcio Fênix, formado pelas cinco empresas que operavam o serviço, venceu a licitação e tem o direito de explorar o transporte coletivo por 20 anos. Principal característica do sistema, a integração ganhou apoio da tecnologia para atrair usuários ao invés de apenas afugentá-los diante da combinação perversa de percursos longos, congestionamentos e tempo de viagem.
De acordo com o secretário de Transportes e Mobilidade de Florianópolis, Marcelo Roberto da Silva, dados estatísticos comprovam que, durante estes quatro anos, o SIM apresentou melhoras pontuais em linhas, itinerários e nos ônibus, com renovação da frota. “Mas evoluímos muito na informação para o usuário, com a criação de serviços novos”, destaca, ao citar o aplicativo Floripa no Ponto, lançado para oferecer confiabilidade ao serviço. Uma vez instalado em smartphones, o aplicativo informa a posição real de cada linha através de um equipamento de GPS instalado nos veículos.
Lançado em novembro de 2017, o Floripa no Ponto tem mais de 30 mil downloads, passou por uma atualização, para ganhar os idiomas inglês e espanhol. A segunda atualização deve ser finalizada até o final do ano, em trabalho conjunto com a Acic (Associação Catarinense para Integração dos Cegos), mas o aplicativo continua em desenvolvimento para novas atualizações em 2019. “A ideia é que o usuário possa comprar créditos com o aplicativo e também fazer a avaliação do transporte. É um conforto a mais para o usuário”, define Silva.
(Confira matéria completa em ND, 05/11/2018)